domingo, 19 de fevereiro de 2012

Carnavais do Passado*

Imagem do Google

Lembro-me quando a minha mãe nos levavam, a mim e as crianças vizinhas, para a cidade assistir o corso que era composto de carros de capotas arriadas com moças bonitas vestidas de belas fantasias.
Ficávamos horas vendo o desfile, a minha mãe comprava cetim e mandava fazer a minha fantasia de nem sei de que, de tão simples que era.
As músicas eram marchinhas e são tocadas até hoje, era um carnaval diferente com muitos confetes e serpentinas, nos divertíamos muito, exceto quando um jato de lança perfume acertava em nossos olhos.
 Tinha também os índios que os nossos pais levavam para vê-los, e eu na minha inocência pensava ser de verdade, olhava-os com certo temor.
Existiam os grandes clubes para as pessoas de posse, depois fui crescendo e o carnaval foi se tornando o que é hoje, é verdade que é uma festa democrática, mas com muita violência e excessos, no final dão um balanço de quantas vidas foram ceifadas, incluindo acidentes pelas estradas ao se locomoverem, dos que fogem e outros que chegam para fazerem parte da tão falada festa de Momo.
Quando cresci perdi o gosto por tão perigosa brincadeira e graças a Deus a minha família também, quando podemos, viajamos para lugares mais tranquilos  regressando só ao término da folia.
Aqui no Recife para quem gosta tem carnaval é o mês inteiro! Antes são as prévias, depois vem o carnaval mesmo, que se estende por muitos dias, onde moro parece mais um retiro, é um condomínio fechado não permitindo a entrada de qualquer manifestação carnavalesca.
Quando não viajo fico bem, lendo e assistindo filmes que para mim é o que mais gosto.
Paz!
*Postagem publicada em 18 de Janeiro de 2010.

Pra quem gosta feliz Carnaval!

Paz Celina

10 comentários:

sheyla xavier disse...

Celina, verdade, os antigos carnavais, eram lindosss, tinha toda aquela magia. Concordo, que os de hoje, acontecem os excessos, mas pra mim ainda continua sendo mágico. Não brinco mais, mas o coração ainda bate, qdo escuto a batida dos maracatus e o Vassourtinhas.. rsrs
Um bom carnaval
bjokass
Sheyla.

chica disse...

Lindas recordações dos velhos tempos...Eu nunca gostei de carnaval. Fico na paz e tranquilidade, longe dele até na TV.

beijos,chica

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa tarde, querida amiga Celina.

Adorei!!
Eu achava lindo os blocos na rua, mas gostava mais ainda, nos salões. A gente ia nas matinês, sem fantasia mesmo.

Nesses dias, a minha mãe permitia que passássemos o batom vermelho dela.

Ainda me lembro do cheiro bom do lança perfume.
Sabíamos cantar as marchinhas todas.

Depois que o carnaval se tornou um comércio, perdeu a graça. É tudo igual.

Nos clubes, era cada um com uma fantasia diferente. Eu achava fascinante...

Feliz feriadão.

Beijos, amiga!!

Anne Lieri disse...

Celina,como eram bons os carnavais de criança!Hoje eu tb mantenho uma certa distancia da bagunça!´Prefiro ficar em Sampa bem tranquila!...rss...bjs,

Maria Rodrigues disse...

Minha amiga também me lembro da minha mãe fazer vestidinhos de carnaval para mim e irmos ver os corsos, era um dia muito especial. Hoje, prefiro ficar em casa, mas para quem gosta desejo um bom carnaval.
Uma excelente semana.
Beijinhos
Maria

Orvalho do céu disse...

Olá,querida Celina
Vc acredita que nunca brinquei Carnaval???
Já os filhos, eu os levava... fantasiava... tudo o que tinham direito... e netinhos também...
Bjm de paz e alegria

Cidinha disse...

Olá, Celina. Passando por aqui. Lindo seu cantinho! Lindas recordações de carnaval. Hoje tudo é tão diferente... acompanho um pouco pela tv, más prefiro descançar nesses dias. Abraços! Boa semana.

Anne Lieri disse...

Celina,relendo seu doce texto e desejando uma boa semana pra vc!bjs,

ELAINE disse...

Excelente 4ªF! Aparece! Abraço carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
http://www.dihitt.com.br/elaineaverbuch
http://twitter.com/@elaineaverbuch

Toninho disse...

As lembranças do velhos carnavais é o que mais se vê minha amiga,pois ali existia uma real folia,claro que tinha alguns excessos,mas todos controlaveis.Lembro que as pessoas tinham medo e respeito da policia,o que nao se vê hoje.Aqui o carnaval é um show de pancadaria,mas alguns canais não mostram,para preservar a falsa imagem de uma grande festa da alegria.Mas não é bem assim.Hoje já não me entusiasma a festa e como moro fora do circuito é como se ele não existisse e fico na paz.
Uma bela semana a voces.
Cuide-se bem e tenha paz no coração.
Meu abraço carinhoso.