segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A INDULGÊNCIA



Imagem do Google

      "A indulgência não vê os defeitos de outrem, ou, se os vê, evita falar deles, divulgá-los. Ao contrário, oculta-os, afim de que se não tornem conhecidos senão dela unicamente, e, se a malevolência os descobre, tem sempre pronta uma escusa para eles, escusa plausível, séria, não das que, com aparência de atenuar a falta, mais a evidenciam com pérfida intenção.
A indulgência jamais se ocupa com os maus atos de outrem, a menos que seja para prestar um serviço; mas, mesmo neste caso, tem o cuidado de os atenuar tanto quanto possível. Não faz observações chocantes, não tem nos lábios censuras; apenas conselhos e, as mais das vezes, velados.
Quando criticais, que conseqüência se há de tirar das vossas palavras? A de que não tereis feito o que reprovais, visto que, estais a censurar; que valeis mais do que o culpado.
Ó homens! Quando será que julgareis os vossos próprios corações, os vossos próprios pensamentos, os vossos próprios atos, sem vos ocupardes com o que fazem vossos irmãos? Quando só tereis olhares severos sobre vós mesmos?
Sede, pois, severos para convosco, indulgentes para com os outros. Lembrai-vos daquele que julga em última instância, que vê os pensamentos íntimos de cada coração e que, por conseguinte, desculpa muitas vezes as faltas que censurais, ou condena o que relevais, porque conhece o móvel de todos os atos. Lembrai-vos de que vós, que clamais em altas vozes: anátema! Tereis, quiçá, cometido faltas mais graves.
Sede indulgentes, meus amigos, porquanto a indulgência atrai, acalma, ergue, ao passo que o rigor desanima, afasta e irrita.”

José Espírito protetor. (Bordéus, 1863.) CAP X - Bem-Aventurados os Que São Misericordiosos  In: O Evangelho Segundo O Espiritismo. 

10 comentários:

Anete disse...


Devemos buscar sempre o Amor Misericordioso! Jesus nos ensina a AMAR e perdoar em todo tempo...

Bonita mensagem, Celina!
Abraços e uma boa noite...

✿ chica disse...

Que beleza de mensagem.Sempre tiramos coisas boas em meio delas, ficam lindas mensagens daqui! bjs, obrigadão! Lindo dia!chica

Toninho disse...

Que bom vè-la e com uma postagem perfeita e estimulante.Se vivemos à luz do Pai,bem entendemos e praticamos seus ensinamentos. E se a vida é passageira, cumpre viver pela indulgencia,pela busca continua da promoção do amor e paz em todos os corações.
Seja bem vinda querida amiga Celina.
Meu carinhoso abraço.
Beijo neste coração pleno de paz e luz nos seus dias de alegria com muita saúde.
Uma linda semana a você junto desta maravilhosa família.

Anne Lieri disse...

Celina,que linda mensagem escolheu! Mostra que temos que aprender muito,pois a indulgencia é também uma forma de amar. bjs,

Sonhadora (RosaMaria) disse...

Minha querida Celina

Uma linda mensagem de paz e fraternidade. Como era bom que assim fosse. O mundo seria um sítio melhor para se viver.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

Luma Rosa disse...

Oi, Celina!
Uma vez li que a previsão dos maias para o fim do mundo, não seria o fim, mas o começo de uma nova era. Uma nova era aonde o ser humano começaria a ser capaz de enxergar o invisível. Claro que esta é apenas mais uma das muitas interpretações para o fim do mundo. Mas se isto for verdade, seria uma maravilha. Viver em um mundo aonde o ser humano tenha plena consciência de sua existência tanto no aspecto mundano quanto no aspecto mais elevado da ordem divina seria bom demais. Quando falo em divindade não falo de religião ou crenças, falo da compreensão individual de cada ser da necessidade de cultivar também uma vida interna equilibrada. Sabendo perdoar o semelhante e a si mesmo, sendo honesto com sua essência e gentil naturalmente.
Boa semana!!
Beijus,

Anne Lieri disse...

Celina,passando pra reler suas postagens e deixar um beijo bem grande pra vc! A Fadinha tb manda lambeijos!

Mirtes Stolze. disse...

Querida Celina.
Uma postagem magnifica, pura verdade, como o mundo seria melhor se todos praticante a indulgencia.
Amiga um lindo e abençoada final de semana, um forte abraço.

Silvana Almeida disse...

Olá Celina!!
Que lindo Blog adorei conhecer o seu cantinho e obrigada por me visitar!!
Um super beijo fica com Deus
http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

Maria Alice Cerqueira disse...

Por favor, me perdoe pela copia e cola.
Mas hoje é por um motivo especial.
Levar ao conhecimento de todos aos meus amigos o meu mais recente trabalho.
Desde já agradeço o seu carinho, sua atenção e sua compressão.

Vem ai Uma Menina Chamada Esperança!
Em breve comunicarei o lançamento deste emocionante livro! Que ao voltar no tempo dos nossos antepassados, nos faz renascer para a chama da esperança, - olhar para o futuro e ver nossos sonhos realizados!
Querida amiga, eu ficaria muito feliz se pudessem me ajudar a divulgar meu mais novo trabalho, o qual foi feito com muito carinho e dedicação para todos os leitores que gostam de viajar entre as palavras de um livro. É um livro juvenil, mas que com certeza vai tocar o coração de todos. Assim é o que eu desejo.
Penso que estou pedindo um pouquinho demais, mas se for possível me ajudar também curtindo Esta postagem na minha pagina e a pagina deste livro no face eu lhe agradeço de todo o coração.
Muito obrigada!

https://www.facebook.com/UmaMeninaChamadaEsperanca?fref=nf



Logo que tiver uma data precisa do lançamento do livro avisarei a todos.
Conto com o apoio de cada um de vocês, para a Menina Esperança realizar o seu sonho!
Desde já agradeço o seu apoio e amizade.
O meu muito obrigado
Que abençoe a abençoe hoje e sempre....
Maria Alice