sábado, 5 de março de 2011

Homenagem ao dia Internacional da Mulher


“A Enfermagem é uma arte, poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!” Florence Nightingale

Hoje quero prestar a minha homenagem ao dia Internacional da mulher, que foi instituído no dia oito de março, homenageando a profissional de saúde a enfermeira!
Iniciamos falando sobre a fundadora da enfermagem moderna: “Florence Nightingale nascida em 12 de Maio 1820, Florença, então Grão-ducado da Toscana) foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia. Ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite (Wikipédia).
 Sua família considerava a enfermagem algo inapropriado para uma dama de boa estirpe, por isso, começou seus estudos após os 31 anos, em um curso de treinamento na Alemanha. Na Inglaterra, Florence abriu o primeiro curso de treinamento, em 1860 (Wikipédia)
 Moça brilhante e impetuosa rebelou-se contra o papel convencional para as mulheres, que seria tornar-se esposa submissa, e decidiu dedicar-se à caridade, encontrado seu caminho na enfermagem. Faleceu em 13 de Agosto 1910 em Londres” (Wikipédia).
Hoje em dia para ser uma enfermeira, precisa cursar a faculdade de Enfermagem, e antes de tudo ter muito amor pela profissão que escolheu!
Amor este que é composto de muita paciência e dedicação. A enfermeira é incansável, o seu dever vai além de seus honorários.
Quando uma de minhas filhas escolheu abraçar a profissão, não teve de inicio o apoio do pai, mais contou sempre com o meu apoio, pois sempre respeitei as escolhas dos meus filhos, principalmente esta profissão que eu teria escolhido se não tivesse casado tão cedo!Desejo este que nem meu marido ou minha filha sabiam há época.
Hoje para minha alegria uma das netas se forma este ano em enfermeira (e olha que a mãe dela é medica), também é com orgulho que vejo sua dedicação aos estudos, já foi monitora duas vezes
A minha filha hoje é Professora da faculdade de Enfermagem e esta ocupando o cargo de diretora, mas antes trabalhou por quinze anos com Hanseníase e Tuberculose, para desespero do seu pai que tinha muito medo que ela se contaminasse!
Como professora ensina a humanizar a profissão, mas não deve ser difícil, pois quando se escolhe uma profissão tão nobre tudo é mais fácil!
Quando vamos visitar alguém internado em algum hospital sempre encontramos ex alunos trabalhando e que a tratam com carinho se desdobrando nos cuidados ao parente ou amigo que estamos visitando.
A enfermagem requer muito amor, disciplina, responsabilidade e estudos! Até hoje minha filha continua estudando, já fez especializações, mestrado e este ano vai tentar o doutorado!
Parabéns a minha filha, minha neta e a todas as enfermeiras do Brasil! Segue os meus votos que todas sejam lembradas pelo nosso governo, retribuindo tanta dedicação com remuneração mais digna.
Um abraço carinhoso a todas as Enfermeiras,e a todas nós mulheres!
Parabéns !
Paz Celina

*imagem da internet




14 comentários:

Luz de Vagalume disse...

Obrigada Celina!
Agradeço em nome de todas enfermeiras suas palavras tão carinhosas!
Que Deus continue a te inspirar a fazer tão belos textos com uma simplicidade e profundidade comovente!
Obrigada mais uma vez,um grande abraço,beijo no coração!
Muita Luz

Toninho disse...

Em primeiro lugar agradeço em nome de minha irmã que enfermeira se dedicou com alma e ainda hoje faz suas graças aos mais necessitados por aqui.É emocionante ler cada palavra sua sobre a profissão com este breve historico da profissão.Linda esta magia, esta luz que vem de cima sobre estas profissionais,assim como sua filha e neta, que fazem do trabalho um ato de amor e educação.É lindo saber que existem profissionais acima do vale quanto ganha.Deixo a elas meus parabens pela vida e a voce por abraçar estes pensamentos.Parabenizo por ser mulher,mas que nenhuma data pode retribuir a importancia da mulher nesta sociedade,na vida de cada um de nós.Fica meu terno abraço Celina,com todo meu carinho e admiração.Bju de luz em cada coração desta familia,que sei maravilhosa iluminada por Deus.Ainda por cá longe dos sons de trios e musicas ruins.Curtindo um frio nunca mais visto e chuva fina,revendo a cidade coberta pela camada maravilhosa.

Caca disse...

Que homenagem linda, Celina. Eu vou até passar o link para a minha cunhada e uma sobrinha que também são enfermeiras. Elas precisam ler isso com muita atenção e gratidão. Meu abraço e a todas as mulheres pelo seu dia. Paz e bem

Continuo aqui estimando sua recuperação progressivamente.

Graça Pereira disse...

Como não nos havemos de orgulhar em ser mulheres? Exemplos maravilhosos que foste buscar... Dedicação e amor à causa que abraçaram!
Parabens a ti e às "tuas" mulheres!
Beijos
Graça

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga que homenagem maravilhosa.
Hoje é o dia de TODAS as mulheres, de TODAS as raças e religiões, mulheres que se esquecem tantas vezes de si em prol da família, mulheres que lutam por uma vida melhor, mulheres companheiras, amigas, colegas, mães, mulheres que sorriem quando a alma chora, mulheres que não desistem de alcançar os seus sonhos e que no fundo do seu coração apenas desejam encontrar o seu caminho na estrada da VIDA.
Para uma grande mulher, com um coração maravilhoso eu desejo um DIA muito feliz.
beijinhos
Maria

chica disse...

Que lindo,Celina! E sabes, já tinha respondido, comentado aqui e sumiu...Coisas da internet...Parabéns pelo dia e um beijo às enfermeiras e todas mulheres que por aqui passarem,chica

ONG ALERTA disse...

Lindo, parabéns a todas as mulheres, beijo Lisette.

Caca disse...

Celina, voltei para deixar-lhe um abraço especial pelo dia de hoje. Você faz parte daquele time de mulheres que fazem a gente sentir que o mundo é melhor do que se nos apresenta. Muita paz e muito bem.

ONG ALERTA disse...

Parabéns a todas as mulheres, beijo Lisette.

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite, querida amiga Celina.

É um belo documentário, além de ser uma grande homenagem.

Parabéns pela sua filha e sua neta terem escolhido uma profissão tão humana e linda.

Um grande abraço.
Durma com Deus.

Unknown disse...

Obrigada vovó!

Vou continuar me esforçando cada vez mais para que a cada dia, a senhora e toda minha familia se orgulhem de mim.
Te amo muito e feliz dia das mulheres.
Tia parabéns por você ser uma enfermeira exemplar, atenciosa, carinhosa...
Beijão amo vocês.

Anne Lieri disse...

Celina,que bela sua homenagem!Enfermagem é mesmo uma profissão para pessoas especiais!Parabéns a sua neta que se forma agora e todas as mulheres de sua familia que abraçaram corajosamente essa profissão!A vc,com atraso,mas com carinho,feliz dia da mulher!Bjs,

Antônio Lídio Gomes disse...

Oi Celina.
Bela e merecida homenagem a todas voces que sem medo de errar, digo que são a essência da própria vida.
Parabéns pelo texto lindo e tocante.
Um abraço, bjs.

Unknown disse...

Lindo depoimento e homenagem. Parabéns pela linda família! O Blogs é um esplendor, caprichado. Beijos.