segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Sombrinha


Primeiro pecado que eu me lembro foi o da cobiça, eu tinha cinco a seis anos na ocasião, perto de nós morava em uma confortável casa uma senhora com seus dois filhos, um casal.
A minha mãe a conheceu e se tornaram amigas, a tarde depois do almoço ela pedia a minha mãe para eu brincar com sua filha, éramos da mesma idade, como a casa era muito grande tinha um quarto só com os brinquedos, tinha bonecas de todos os tipos e outros brinquedos também.
Eram desquitados, o pai um fazendeiro rico, vinha sempre visitá-los e os enchia de presentes principalmente a menina, eu quase não tinha brinquedos, me via no mundo encantado, mais daqueles brinquedos todos, me apaixonei por uma minúscula sombrinha tecida de fios de lã colorida, cada parte da sombrinha tinha uma cor, predominando o azul e o cabinho torto como se fosse a miniatura de uma sombrinha de praia.
Eu dava todas as dicas, que achava a sombrinha linda, não a tirava de perto de mim, talvez seja um fascínio que os meninos sentem por uma bola, eu senti por aquela sombrinha, por mais que eu achasse bonita ela não dizia nada, ela fazia não entender, e eu pensava, ela tinha tantos brinquedos, custava me dar aquela sombrinha, e eu sentia vergonha de pedir, uma tarde ela me deixou bricando sozinha e foi não me lembro fazer o quê, sei que coloquei a sombrinha em minhas mãos, olhei com tanto amor aquele objeto desejado, e tive um impulso, fiz uma bolinha bem pequena dela, machuquei toda e joguei bem longe, a noite tive tantos pesadelos, acordava suada no meio da noite, dormia e tornava a sonhar com coisas horríveis, tive uma noite pertubada por um pecado de querer ter alguma coisa que pertencia a outrem.
Ela nunca sentiu falta da sombrinha, mais serviu de lição para mim, nunca mais desejar o que não me pertence, por mais insignificante que seja, valeu a lição da sombrinha, pior, não esqueci nunca, quando chega o carnaval para avivar a minha memória as lojas são decoradas com pequenas sombrinhas que são o símbolo do frevo, eu as acho linda, igualzinha a sombrinha dos meus pesadelos, sendo que era uma pequena miniatura, sinto vontade de comprá-la mais a lembrança de outros tempos não deixa, seria o meu inconsciente me culpando, sei lá, quem entende os porões da nossa mente.
Não sei explicar essa fixação por sombrinha, nunca dancei frevo, sou do tempo dos românticos e trágicos boleros.
Tenho uma neta se formando em psicologia, se ela chegar a ler, vai dar muitas gargalhadas, de uma vó tão boba, comparando aos dias atuais.
Que todos tenham um ano novo repleto de muita paz e sem sombrinhas...

6 comentários:

RENATA CORDEIRO disse...

Olá, Doçura*
Todos nós, Humanos, temos fixações (fetiches). Perfeito só Deus, não é? Adoro bonecas. Adoro Humanos. Adoro você, Celina*
Aqui nasceu uma flor*

Sou pérola da chuva
Pérola que não se enxuga
Pérola que encontra uma rosa
Numa certa manhã radiosa
Que escorre pelo veludo
Pérola do verdadeiro amor
Pérola de puro esplendor
Que bate em seu coração
Pérola que reflete a sua alegria
Para felicidade da minha vida.

Tudo de Bom, querida
Maravilhoso 2010*
Beijos,
Renata

gregus disse...

Vou comprar uma sombrinha bem bonita pra lhe presentear, hahaahah, um grande beijo !!!

Luz de Vagalume disse...

Linda historia!!Parabéns Celina pela sensibilidade que remove os porões da alma e deixa que outras pessoas aprendam que errar nos faz mais humano. Bjs Vera

Anônimo disse...

I hаrdly drop гemarks, howeveг after rеaԁing sοmе of thе comments οn
"Sombrinha". I aсtuallу dο hаve a cοuplе
of queѕtionѕ for you if іt's okay. Is it just me or does it look like a few of the remarks come across like they are coming from brain dead folks? :-P And, if you are writing at additional online social sites, I'ԁ liκe to κeep up ωith
evеrything fгeѕh you hаve to ρоѕt.
Would you make a liѕt of the completе urls οf
yоur ѕοciаl netwοгking
pages like yοur twitter fеeԁ,
Facеbook pаge oг linkedіn ρгofіle?


Stоp by my blоg ... mouse click the up coming post

Anônimo disse...

hello!,I lіkе your writіng vегy a lot!
shаre we be in cοntaсt moгe about your post on AOL?
ӏ neеԁ a specialist in this house to rеѕolve my problem.

May be that іѕ you! Takіng а look forward to
looκ yоu.

My blοg - Www.Sfgate.Com

Anônimo disse...

need codes tο ρurchаse produсtѕ for 2 ρeople

Herе iѕ my weblοg - occupedia.Nl