quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Lei de Amor


O amor é o sentimento que acima de tudo resume, de forma completa, a doutrina de Jesus, e os sentimentos são os instintos que se elevam de acordo com o progresso realizado. Na sua origem, o homem possui instintos; mais avançado e corrompido, possui sensações; mais instruído e purificado, possui sentimentos. No ponto mais delicado e evoluído dos seus sentimentos, surge o amor, não o amor no sentido vulgar da palavra, mas sim o sol interior que condensa e reúne em seu foco ardente todos os anseios e todas as sublimes revelações. A lei de amor substitui o individualismo pela integração das criaturas e acaba com as misérias sociais. Feliz daquele que, no decorrer de sua vida, ama amplamente seus irmãos em sofrimento! Feliz daquele que ama,pois não conhece nem a angústia da alma, nem a do corpo. Seus pés são leves e vive como se estivesse transportado fora de si mesmo.
Quando Jesus pronunciou a divina palavra, amor, os povos se
emocionaram, e os mártires, cheios de esperança, desceram ao circo.
O Espiritismo, por sua vez, vem pronunciar uma segunda palavra do alfabeto divino. Ficai atentos, pois esta palavra ergue a laje das sepulturas vazias: é a reencarnação, que, triunfando sobre a morte,revela ao homem deslumbrado seu patrimônio intelectual. Ela já não o conduz mais aos suplícios, mas sim à conquista de seu ser, elevado e transformado. O sangue resgatou o Espírito e o Espírito deve agora resgatar o homem da matéria.
Disse-lhes eu que, na sua origem, o homem possuía apenas instintos,
e aquele em que os instintos dominam está mais próximo do ponto de partida do que da chegada. Para alcançar a meta a que o homem se destina, é preciso vencer os instintos aperfeiçoando os sentimentos, ou seja, melhorando-os, sufocando os germens latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões dos sentimentos e trazem consigo
o progresso, assim como a semente contém em si a árvore. Os seres menos avançados são aqueles que, libertando-se pouco a pouco de sua crisálida, estão escravizados aos seus instintos. O Espírito deve ser cultivado como um campo. Toda riqueza futura depende do trabalho atual e, mais do que os bens terrenos, ele vos levará à gloriosa elevação. É então que, entendendo a lei de amor que une todos os seres, encontrareis os suaves prazeres da alma, que são o início das alegrias celestes.

A LEI DE AMOR-Evangelho Segundo o Espiritísmo CAPÍTULO 11 - AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO-Lázaro - Paris, 1862

Paz, Celina

15 comentários:

Caca disse...

Celina, este texto é tão belo que chega a acalmar a gente após a leitura. Acalmar no sentido de trazer uma paz duradoura e refelexiva e ao mesmo tempo uma vontade de transformar o mundo em estado de amor. Acho que essa evolução dos sentidos a que se refere, se perdeu depois que o homem foi se dissociando da natureza, quer dizer, em vez de louvá-la como integrante dela, ele passou a querer dominá-la. Ai, creio, começou a confusão dos sentimentos e a sua não evolução. Lindo, lindíssimo! Meu abraço. Paz e bem.

Maria Rodrigues disse...

Amiga, que texto tão bonito. Se a "Lei do Amor" imperasse no nosso Mundo, a Terra seria um local de Paz e Felicidade, sem ódios, sem medos, sem guerras, sem desigualdades. Vamos sonhando que talvez um dia o amor triunfe.
Aproveite ao máximo o fim de semana, viva cada momento com alegria e deixe entrar a felicidade no seu coração.
“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” (Oscar Wilde)
bom fim de semana
Bjs do tamanho do infinito
Maria

Toninho disse...

Um maravilhos texto,realmente parecido com os escritos dentro do livro santo,há uma forma de amar profunda,que eleva-se acima desta porcaria de vida que vivemos.Um doar sem fim numa busca da excelencia de que nso falou o Filho em suas nao comprrendidas incursões pela terra.Muito interessante alguem ter um voo tão lindo como este seu Celina.
Ah, vim apos comentario do amigo Jose Claudio em minha postagem e que grata visita.Acho que posso voltar,né?
Um abraço de luz e paz e que o amor, o divino amor possa ter a supremacia, que nos fará cantar a linda canção pela paz.

Anjo Sedutor disse...

Sou um anjo que veio para te seduzir. Como anjo não tenho sexo definido. Ou tenho, mas não quero que isso influencie as tuas emoções. Desejo te seduzir com as minhas ideias e com as minhas opiniões.
Siga-me e se deixe envolver pela minha sedução! Não tenha receio. Sou do bem. Afinal, sou um anjo. Posso ser masculino ou feminino. Isso não importa! Sou desprovido de preconceitos. Acredito na igualdade dos sexos em todos os sentidos. Sou hetero, mas isso não é relevante. Acredito no amor, seja ele de que tipo for.
Sou anjo, mas não sou santo(a). Nem sempre meus textos serão "angelicais". Posso muito bem me rebelar contra aquilo que me incomodar ou prejudicar alguém. Sou um(a) defensor(a) do correto.
Mas também tenho meus dias erotizados. Sou um ser eternamente apaixonado! Meus instintos muitas vezes ficam aguçados e inquietos. Nesses dias, procurarei traduzi-los através de poemas, citações, imagens ou mesmo textos eróticos. Por que não?! Portanto, não se surpreenda. Apenas me entenda e me aceite.
Desejo a tua companhia, se possível, todos os dias. Ou quando sentires falta de mim. Mas nunca me abandones. Não quero sofrer.
Seduza-me com a tua presença constante e com os teus comentários deixados. Vou ler todos com muita atenção. Conheça-me, siga-me, aceite-me, pois cheguei para ser o teu ANJO SEDUTOR!

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Celina. É através das reencarnações sucessivas que aprendemos a amar. Essa é a nossa verdadeira missão na vida: o amor. Belíssimo texto. Beijos e fique com Deus.

chica disse...

O amor é uma linda lei que deve ser espalhada por todos...beijos,ótimo fim de semana,chica

Anônimo disse...

Celina,
Pena que essas palavras tão sábias ainda não entraram no coração da humanidade. É por isso que as pessoas são tão i nfelizes. Veja: "Feliz daquele que ama, pois não conhece nem a angústia da alma, nem a do corpo. Seus pés são leves e vive como se estivesse transportado fora de si mesmo." Eis aí o segredo! Mas o caminho tem sido bem árduo através dos tempos. Bjssssss

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Oi, queriiiida!
Um texto encantador!
Boa semana!
Bjkas, muitas!

ONG ALERTA disse...

O amor é nossa maior busca nesta vida, paz.
Beijo Lisette

Anjo Sedutor disse...

Agradeço a tua presença no meu céu. Sem ti, as minhas nuvens não teriam a mesma beleza!
És meu anjo encantador e eu sou teu ANJO SEDUTOR!
Meu carinho pra ti!

Anônimo disse...

Celina,quase decorei esse texto de tanto que gosto!Quantas lições maravilhosas Jesus nos deixou!Bjs,

Anônimo disse...

Celina,quase decorei esse texto de tanto que gosto!Quantas lições maravilhosas Jesus nos deixou!Bjs,

Anônimo disse...

Celina,quase decorei esse texto de tanto que gosto!Quantas lições maravilhosas Jesus nos deixou!Bjs,

Anônimo disse...

Celina,quase decorei esse texto de tanto que gosto!Quantas lições maravilhosas Jesus nos deixou!Bjs,

Paula Barros disse...

Oi, Celina, tudo bem?

Ler o texto com calma, ouvindo a música, e sentir entrar este sentimento bom e elevado, do amor puro.

Embora seja difícil ter ele desenvolvido, mas é bom termos em mente e como proposito de vida.

beijo, obrigada por mais esta leitura.