sábado, 29 de janeiro de 2011

JOSH GROBAN - VINCENT


Vincent

Noite estrelada

Pinte suas cores de azul e cinza
Olhe os dias de verão
Com olhos que conhecem a escuridão da minha alma

Sombras nas colinas

Desenhe as árvores e os narcisos
Sinta a brisa e os arrepios de inverno
Em cores na terra de neve

Agora eu entendo
O que você tentou me dizer
E como você sofreu por sua sanidade
E como você tentou os libertar
Eles não queriam ouvir, eles não sabiam como
Talvez eles te ouçam agora

Noite estrelada

Flores em fogo com chamas brilhantes
Nuvens que giram em uma roxa neblina
Refletem nos olhos azuis de Vincent
Cores mudando de tom
Campos matutinos de grãos âmbar
Rostos cansados com dor
São acalmados pelas mãos afetuosas do artista

Agora eu entendo
O que você tentou me dizer
E como você sofreu por sua sanidade
E como você tentou os libertar
Eles não queriam ouvir, eles não sabiam como
Talvez eles te ouçam agora

Porque eles não podiam te amar
Mas mesmo assim seu amor era verdadeiro
E quando não havia mais esperança
Naquela noite estrelada

Você tirou sua própria vida, como amantes geralmente fazem

Mas eu poderia ter te falado,
Vincent,
Esse mundo nunca foi desenvolvido para pessoas tão bonitas quanto você

Noite estrelada

Retratos pendurados em paredes vazias
Cabeças sem porta-retratos em paredes sem nomes
Com olhos que observam o mundo e não esquecem
Como os estranhos que você conheceu

Os homens acabados, com roupas rasgadas
O espinho prateado
de rosas sangrentas
Está esmagado e quebrado, na neve virgem
Agora eu acho que sei
O que você tentou me dizer
E como você sofreu por sua sanidade
E como você tentou os libertar
Eles não queriam ouvir
Ainda não estão ouvindo

Talvez nunca ouvirão

Paz Celina
*Vídeo e tradução retirado do google

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Luiz Gonzaga

Uma das minhas paixões entre outras é a musica!
Gosto da musica erudita e de muitos outros estilos desde que tenham uma melodia ou letra bonita!
Tem um cantor e compositor da terra que eu admiro muito pela pessoa que ele foi,amou o seu nordeste e o descreveu muito bem em musicas e letras belíssimas, cantou sua terra como um poeta apaixonado, às vezes alegrando seu povo, às vezes cantando suas dores,dramas e tristezas.
E também  além de levar  alegria a todos , ensinou o povo humilde a reivindicar seus direitos, com a força das suas canções fez mais pelo nordeste do que muitos políticos tinham prometido e nunca realizado!
Este compositor e homem admirável chama-se Luiz Gonzaga, de tão grande cabia nele o apelido de "Gonzagão".
"Nasceu na fazenda Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira."(Wikipédia)

Se fossemos enumerar suas musicas acho que nesta postagem não teria espaço, vou citar as mais lembradas e que mais gosto : Asa Branca Meu Pé de Serra,Assum-preto,Estrada de Canindé e por ai vai....

Paz Celina

Foto do Google 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Lições de Vida- Peças que a vida nos prega!


Ela se chamava Mariana, estava em Brasília na mesma situação que eu, o marido era funcionário público e tinha sido transferido, o meu era Militar.
Conhecemo-nos por acaso, um dia eu estava fazendo compras no Conjunto Nacional e ela estava pagando suas compras e conversando com a funcionária, reconheci pelo sotaque que era do nordeste, terminei perguntando qual era o estado de onde ela vinha, ela prontamente me respondeu Paraíba.

Interessante que o Nordeste é composto por nove estados, cada um com seu sotaque diferente, quando vou a minha terra natal dizem que estou falando como Pernambucana!

Vamos continuar a nossa história, deste dia em diante nos tornamos amigas, ela era só simpatia, muito educada, depois de visitarmos uma a outra (o nordestino é muito carente fora da sua região). Fiquei sabendo depois que ela vendia roupas o comércio de Brasília nesta época deixava muito a desejar, ela comprava em São Paulo e no Rio de Janeiro e sapatos em Belo Horizonte, ela tinha uma grande clientela e eu passei a ser mais uma.

Um dia ela chegou à minha casa com um convite, ia fazer um desfile e convidou as minhas duas filhas mais velhas para fazer parte, sendo que meu marido não consentiu, e eu arranjei uma desculpa (nisto nós mulheres somos experts) ela ficou um pouco desconcertada, mas tudo bem, desejei boa sorte, esqueci o fato e toquei a vida em diante.

Passado alguns dias eis que ela liga dizendo que queria falar comigo urgente! Estranhei um pouco, mas fui até sua casa, meu marido me deu uma carona enquanto ele resolvia alguns assuntos no Shopping.

Mariana morava no inicio da asa Norte, ao chegar em sua casa encontro logo de entrada várias clientes e amigas “dondocas” ,quando a minha amiga me viu pediu licença e disse que tinha um assunto particular para falar comigo e me levou para seu quarto que ficava no andar de baixo do seu atelier.

Ao chegar ao seu quarto ela começou a falar nervosamente e, desabafava dizendo que o desfile tinha sido um fiasco, teve muita fofoca que a deixou aborrecida, à medida que falava ia ficando sem ar, sua cor começou a mudar ficando arroxeada, por mais que eu pedisse para ela se acalmar mais ela falava, quando de repente ela desmaia, imaginem meu desespero!

Imediatamente subi e pedi ajuda as “dondocas”, foi o maior rebuliço, ligamos para o marido de Mariana e juntamente com algumas clientes e amigas ela foi socorrida para o hospital.

Pois bem, ainda falta o epílogo!

Ao voltar para casa, contei o fato ao meu marido, e mais tarde liguei para saber se estava melhor. No dia seguinte ao retornar a ligação e agradecer a minha assistência, fiquei surpresa com o que minha amiga me relatou.

Mariana falou que no meio de todas as clientes que a socorreu, uma delas sofria de esquizofrenia, vendo que a amiga desmaiou ao falar comigo, ela começou um verdadeiro show no hospital dizendo que eu iria pagar que iria me matar! Imaginem só, ela possuía um punhal na bolsa!

Esta criatura ficou com ideia fixa querendo me matar, graças a Deus ela não sabia onde era minha casa, mas soube que a mesma foi ao SMU (Setor Militar Urbano)onde nos morávamos atrás de mim , foi barrada ao tentar entrar na vila militar e seu marido foi chamado por ela está portando uma arma. Que confusão!!

O meu marido ficou super chateado e foi falar com o marido da mariana para saber o endereço da moça que queria me matar, o marido da minha amiga falou que o mesmo era um sofredor que vivia entre internamentos e escândalos da sua esposa.

Resultado a minha amiga perdeu a cliente, não tinha condições de voltar ao seu atelier, mas a amizade continuou , pois sempre nos falávamos por telefone. Até o dia que ela voltou para sua terra e depois perdemos o contato.

Para o meu marido eu cortava a amizade imediatamente, ele ficou muito chateado com o ocorrido, mais ela não teve culpa, ou teve? Para mim ela estava longe da família e recorreu a mim.

Foi mais uma lição de vida

Paz Celina

*Imagem retirada da Internet no Google Imagem

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Um Gesto de Amor

O Globo Rural é um programa que assisto sempre, não sou da área, mas tem muita coisa interessante, eu gosto muito!

Agora os programas estão sendo reprisados, domingo ultimo eu já tinha assistido e tinha esquecido de muita coisa, menos a reportagem sobre o  "Encantador de Cavalos", o qual já foi inspiração para um filme com Robert Redford com o mesmo titulo.

O personagem da vida real trata os cavalos com traumas, judiados pelos donos e transforma cavalos ariscos em animais dóceis.

Ele treina também cavalos para tratamento de crianças e adultos com problemas, que demonstram muita alegria com o contato com os animais, e bastante felizes com a terapia.

No meio daquelas crianças, uma chamou atenção pela sua vivacidade e alegria enquanto ela montava  o cavalo assistido pelo rapaz que os conduzia.O senhor ao lado começou a contar sua historia, era seu pai.

Ele relata que sendo medico militar estava servindo em Natal-RN, casado pai de uma filha já moça, tinha  em mente adotar uma criança.Ao chegar ao local indicado para adoção ele viu imediatamente uma pequena criança, atrasada no seu desenvolvimento,vitima de uma meningite e maus tratos de uma mãe desnaturada que a espancava sem paciência e sendo denunciada pelos vizinhos perdeu a guarda do menino.

Ele relata que ao tomar a criança em seus braços , de tão pequenino que era ele sentiu medo de deixa-lo cair, quando ela o fitou esboçou um sorriso, ai ele disse que não aguentou e começou a chorar e na hora escolheu aquele que seria seu filho que a muito estava buscando!

A criança hoje esta em tratamento, já fala algumas palavras, inclusive já conhece as cores, apresentaram a ela um aro amarelo e perguntaram a ela qual era a cor , para alegria de todos e emoção respondeu:amarelo!

Um gesto de amor merece ser exaltado!

Paz Celina.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Vivência

Habitualmente,perdemos tempo, em desgosto inútil. quando nos achamos em antagonismo com alguém ou vice-versa.
Entretanto,vejamos:
-os outros pensam segundo imaginam;
-falam o que melhor lhes parece;
-fazem o que lhes ocorre aos desejos;
-abraçam o que lhes agrada;
-adquire o que estimam;
-valorizam o que mais amam;
-inclinam-se para aquilo que os atrai;
-vivem com quem mais se afinam;
-estão no caminho que escolheram;
-acham sempre o que procuram.
Isso,porém, não é novidade,porque todos nos padronizamos por diretrizes identicas: agimos como somos e reagimos, conforme a própia vontade, na condução de nossos impulsos.A novidade é reconhecer que os outros e nós teremos inevitavelmente aquilo que fizermos.
Alcançando a certeza disso, vale, acima de tudo, auxiliarmo-nos reciprocamente, sem queixas uns dos outros, de vez que nenhum de nós consegue aperfeiçoamento proprio senão à custa de numerosas experiencias.
à frente da realidade, vivamos com as nossas lições, mantendo a consciencia em paz, e deixemos aos outros o seu própio dom de aprender e de viver.


Do Livro "Respostas da Vida",psicografia de Francisco  Cândido Xavier pelo espírito de André Luiz.

Paz Celina