segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Benefícios Pagos com a Ingratidão


19. Que se deve pensar dos que, recebendo a ingratidão em paga de benefícios que fizeram, deixam de praticar o bem para não topar com os ingratos?
Nesses, há mais egoísmo do que caridade, visto que fazer o bem, apenas para receber demonstrações de reconhecimento, é não o fazer com desinteresse, e o bem, feito desinteressadamente, é o único agradável a Deus. Há também orgulho, porquanto os que assim procedem se comprazem na humildade com que o beneficiado lhes vem depor aos pés o testemunho do seu reconhecimento. Aquele que procura, na Terra, recompensa ao bem que pratica não a receberá no céu. Deus, entretanto, terá em apreço aquele que não a busca no mundo. Deveis sempre ajudar os fracos, embora sabendo de antemão que os a quem fizerdes o bem não vo-lo agradecerão. Ficai certos de que, se aquele a quem prestais um serviço o esquece, Deus o levará mais em conta do que se com a sua gratidão o beneficiado vo-lo houvesse pago. Se Deus permite por vezes sejais pagos com a ingratidão, é para experimentar a vossa perseverança em praticar o bem. E sabeis, porventura, se o benefício momentaneamente esquecido não produzirá mais tarde bons frutos? Tende a certeza de que, ao contrário, é uma semente que com o tempo germinará. Infelizmente, nunca vedes senão o presente; trabalhais para vós e não pelos outros. Os benefícios acabam por abrandar os mais empedernidos corações; podem ser olvidados neste mundo, mas, quando se desembaraçar do seu envoltório carnal, o Espírito que os recebeu se lembrará deles e essa lembrança será o seu castigo. Deplorará a sua ingratidão; desejará reparar a falta, pagar a dívida noutra existência, não raro buscando uma vida de dedicação ao seu benfeitor. Assim, sem o suspeitardes, tereis contribuído para o seu adiantamento moral e vireis a reconhecer a exatidão desta máxima: um benefício jamais se perde. Além disso, também por vós mesmos tereis trabalhado, porquanto granjeareis o mérito de haver feito o bem desinteressadamente e sem que as decepções vos desanimassem. Ah! meus amigos, se conhecêsseis todos os laços que prendem a vossa vida atual às vossas existências anteriores; se pudésseis apanhar num golpe de vista a imensidade das relações que ligam uns aos outros os seres, para o efeito de um progresso mútuo, admiraríeis muito mais a sabedoria e a bondade do Criador, que vos concede reviver para chegardes a ele. – Guia protetor. (Sens, 1862.)

Evangelho Segundo o Espiritismo -Capítulo -X I I I-Não saiba a vossa mão
esquerda o que dê a vossa mão direita-INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS "Benefícios pagos com a ingratidão".

Paz Celina

10 comentários:

chica disse...

Bela mensagem e sempre podemos refletir muito sobre isso!Um lindo feriado,beijos,chica

Caca disse...

Olá, Celina! É sempre um prazer renovado ler seus textos reflexivos. Eu abandonei a religião (Sou de Deus apenas) por ter me cansado de hipocrisias de gente que só tem Deus da boca para fora. Praticam exatamente o oposto do que pregam. Incliusive os dirigentes da maioria das igrejas. Sou da religião de Deus. Meu abraço e ótimo feriado. paz e bem.

Toninho disse...

Oi Celina muito interessante esta situação, meu pai sempre dizia,que o que ele fazia não esperava gratidão nem recompensa,mas acreditava que lá na frente alguem poderia fazer pelos seus.A reflexão é muito boa mesmo.Grato pelo seu carinho e tenha um lindo feriado.Beijo no seu coração e toda paz a toda familia.

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Vim matar as saudades antes que elas façam doer o meu coração.
Tenha um feriado maravilhoso.
Beijocas, muitas!
Sônia Silvino's Blogs
Vários temas & um só coração!

Paulo Francisco disse...

Gostei dos textos publicados neste blog. Parabéns!

ONG ALERTA disse...

Nos faz pensar e talvez aprender a mudar, paz.
Beijo Lisette

chica disse...

Volto pra te agradecer o carinho no Neno.Não é sempre que ele acessa a internet.Temos que controlar tudinho,não???

Mas,certamente, quando der ele vai te ver.beijos,chica

Neno disse...

oi celina , vim agradecer pela visita .adorei o comentario bjs

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Oi, Celina querida!
Vim deixar muitas beijocas, pois o post eu já li.
Tenha um lindo dia, amada!

Esperança disse...

Amada irmã,

Seu espaço é maravilhoso!!! Mas de tudo que aqui brilha quem conquistou meu coração foi a Fadinha... Linda demais!!!

abraços de luz