terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Luiz Gonzaga

Uma das minhas paixões entre outras é a musica!
Gosto da musica erudita e de muitos outros estilos desde que tenham uma melodia ou letra bonita!
Tem um cantor e compositor da terra que eu admiro muito pela pessoa que ele foi,amou o seu nordeste e o descreveu muito bem em musicas e letras belíssimas, cantou sua terra como um poeta apaixonado, às vezes alegrando seu povo, às vezes cantando suas dores,dramas e tristezas.
E também  além de levar  alegria a todos , ensinou o povo humilde a reivindicar seus direitos, com a força das suas canções fez mais pelo nordeste do que muitos políticos tinham prometido e nunca realizado!
Este compositor e homem admirável chama-se Luiz Gonzaga, de tão grande cabia nele o apelido de "Gonzagão".
"Nasceu na fazenda Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira."(Wikipédia)

Se fossemos enumerar suas musicas acho que nesta postagem não teria espaço, vou citar as mais lembradas e que mais gosto : Asa Branca Meu Pé de Serra,Assum-preto,Estrada de Canindé e por ai vai....

Paz Celina

Foto do Google 

12 comentários:

Sonica disse...

Amiga,
ADORO o Gonzagão! Não fico uma semana sem ouvir suas músicas...Emociono todas as vezes que assisto o único DVD que tenho dele!
Bjs

chica disse...

ELE FOI MARAVILHOSO E GOSTO DE SUAS MÚSICAS...bELA HOMENAGEM! BEIJOS,CHICA

Toninho disse...

Ah, o Velho Gonzagão,assim tão carinhosamente reverenciado.Sabe amiga este é um Icone de nossa musica.Um respeitado e cantado por todo o pais e por todos cantores.Falar de Luis é falar do nordeste, é estar em cada canção a cantar o amor que se faz latente em cada palavra.Tem uma canção que me emociona muito cantada por ele, que ouço deste criança.É a Legua Tirana.:

"Oh, que estrada mais comprida
Oh, que légua tão tirana
Ai, se eu tivesse asa
Inda hoje eu via Ana
Quando o sol tostou as foia
E bebeu o riachão
Fui inté o juazeiro
Pra fazer a minha oração
Tô voltando estropiado
Mas alegre o coração
Padim Ciço ouviu a minha prece
Fez chover no meu sertão
Varei mais de vinte serras
De alpercata e pé no chão
Mesmo assim, como inda farta
Pra chegar no meu rincão
Trago um terço pra das dores
Pra Reimundo um violão
E pra ela, e pra ela
Trago eu e o coração"

É sempre lindo ouvir o Luis e é o melhor cantor de forro de pé de serra.Inimitavel e eterno.

Parabens pela excelente homenagem.E me amarro nas cançoes do filho tambem.

Meu abraço terno Celina.
Esta lindo por aqui.
Bju de luz.

Francisco Domingues disse...

Olá, Celina!
Entrei para conhecer seu blog e seu perfil e desejar-lhe um óptimo 2011. Gostei! Queria também deixar um pensamento talvez tolo, mas interessante para quem gosta de questionar o legado dos nossos antepassados:
Acabámos de celebrar o Natal e... sabia que o Natal não existe? Curioso, não é?
Pois: o Natal foi inventado pela Igreja para “cristianizar” as festas pagãs em honra dos deuses solares, Mitra e outros, que se celebravam, por todo o império romano, ao redor do solstício de Inverno, como início do renascimento para uma vida nova, a da Primavera. Teve o seu aparecimento no s. IV, na Igreja Ocidental (25 de Dezembro – calendário Gregoriano) e no s. V na Oriental (7 de Janeiro – calendário Juliano). A narrativa do nascimento de Jesus de Mateus, ampliada por Lucas (nada sendo referido nem em Marcos nem em João), uma e outra são puras invenções sem qualquer credibilidade histórica nem qualquer verosimilhança (No inverno, os pastores não dormem ao relento...) Portanto, o Menino Jesus do catecismo não existiu. Muito menos o Deus Menino! E o mundo inteiro festeja algo de inexistente... Dá que pensar, não dá? (Ver mais no meu blog “Em nome da Ciência” cujo acesso é: http://ohomemperdeuosseusmitos.blogspot.com)
Agora, associando-me ao luto de nossos irmãos brasileiros e fazendo votos para que semelhantes tragédias não voltem a acontecer aí no país irmão, uma outra ideia: apesar das catástrofes que vão acontecendo pelo mundo, com muita probabilidade provocadas pelas alterações climáticas e ambientais devidas à acção do Homem, o mesmo Homem, através dos seus governos subjugados aos interesses económico-financeiros de alguns (5% da população mundial, isto é, os que detêm 95% da riqueza produzida à face da Terra), não vai pôr-lhe cobro; preferirá assistir a novas catástrofes em que, como de costume, os mais fracos e pobres são os que irão continuar a sofrer. Inutilmente! Há que lutar para mudar estes sistemas e estes modelos não só políticos mas também económico-financeiros. Como? – Ver no meu blog “Ideias-Novas” cujo acesso é: http://ummundolideradopormulheres.blogspot.com
Francisco Domingues

Graça Pereira disse...

Gosto da música brasileira porque é contagiante na sua alegria e ritmo.
Beijo
Graça

Mariana disse...

adoro as músicas do luiz gonzaga, isto q sou gaúcha,
ele conquistou td o Brasil, sinal q foi um grande cantor.

Caca disse...

Oi, Celina!

Não há, ó gente ó não, cantor como o Gonzagão.rsrs.

Esse é, talvez o mais universal compositor e cantor que o país já produziu. Se olharmos o conjunto da obra, não tem comparação. Se formos olhar o que ele representou para a identidade e auto estima do povo brasileiro, não temos ainda quem fizesse tanto bem à nossa cultura popular. Muito bom o texto. Eu sou um apixonado com o Grande Gonzagão. Meu abraço. Paz e bem.

José Sousa disse...

Encontrei este seu blog belissimo e gostei. Vou continuar a ser seu seguidor e seja meu tambem lá em meus espaços.

Um abração e um bom fim de semana.

José Sousa

Anne Lieri disse...

Celina,eu sempre adorei Luis Gonzaga e tive a felicidade de assistir um show dele aqui em São Paulo uma vez e fiquei mais fã ainda!Parabéns pelo excelente artigo!Bjs,

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga passei para lhe desejar um maravilhoso fim de semana, pleno de alegria, paz e harmonia.
Beijinhos
Maria

Anônimo disse...

Thanks for one's marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it, you're a great author.
I will remember to bookmark your blog and definitely will
come back someday. I want to encourage continue your great posts, have a nice evening!
My blog ... neucopia compensation plan

Anônimo disse...

It's fantastic that you are getting ideas from this paragraph as well as from our dialogue made at this time.

Feel free to surf to my homepage :: Villa Schoensinn Karlsruhe